SEJAM BEM VINDOS! ATENDIMENTOS DE SEGUNDA A SEXTA! AGENDE A SUA VISITA!

A Importância da Higiene nos Cães

Ao adotar um cãozinho, você deverá ter alguns cuidados para que a sua convivência com o seu melhor amigo seja harmoniosa e saudável. Para evitar a proliferação de doenças causadas por parasitas (pulgas e carrapatos) e endoparasitas (verminoses) é necessário realizar a higiene do animal e do local em que ele vive.  Fique atento às principais dicas de higiene que livrarão você e o seu animalzinho de alguns desconfortos:

- Banhos


Os cães não são como os seres humanos que precisam de banhos diários. Tudo na dose certa! Poderão ser semanais ou quinzenais, a depender do tipo de pelagem (curta ou longa) e devem ser seguidos de secagem e escovação de pêlos a fim de evitar que embaracem. A utilização de produtos corretos evitarão problemas de pele e irritações. Por isso, aplique apenas shampoos, condicionadores e colônias da linha pet ou contrate um profissional que realize o serviço completo. Lembre-se: em dias frios e chuvosos e em filhotes é indicado o uso de água morna.


-  Limpeza de Ouvidos


Em algumas raças existe excesso de pêlos no conduto auditivo provocando umidade, mal cheiro, acúmulo de sujeira e até inflamações. Por isso, é importante fazer a higienização do ouvido corretamente no intuito de evitar a presença de bactérias que causarão doenças futuras.


- Corte de Unhas


Verifique o tamanho das unhas do seu cãozinho e contrate um profissional para cortá-las com segurança quando estiverem grandes, evitando o rompimento da veia que passa no seu interior. Em unhas claras é possível  localizar imediatamente a veia, evitando sangramentos; ao contrário das unhas escuras que devem ser cortadas aos poucos, após a curvinha, tirando apenas as pontas. Cães que vivem em apartamentos e distante de superfícies ásperas necessitam deste serviço com maior frequência. O animal por si só possui o hábito de lixar suas unhas para deixá-las no tamanho adequado, não atrapalhando a sua locomoção. A unha grande é também mais fácil de quebrar, podendo ferir a patinha e arranhar o dono.


- Escovação Dentária


O cuidado com a higiene bucal do seu melhor amigo poderá garantir um convívio mais saudável e prazeroso. A falta de escovação dentária poderá causar muitos problemas mais graves do que um simples odor... Com o tempo, placas bacterianas se formam em volta dos dentes e na gengiva e geram acúmulo de tártaro, transmitindo posteriores doenças para outros orgãos através de infecções. Não utilize pasta humana pois agride o estômago do animal. O correto é adquirir a escova e o creme dental adequados para animais, garantindo uma qualidade de vida para o seu bichinho.

- Limpeza do Ambiente e dos Utensílios

Não adianta manter o seu cão sempre limpo se os objetos dele e o ambiente que ele vive não estão corretamente higienizados. As vasilhas de água e comida, os brinquedos, a cama, os cobertores, pentes e escovas devem ser lavados frequentemente para evitar o surgimento de fungos e bactécias encontrados nas fezes, urina, pêlos e na saliva. Ambiente limpo, cão saudável!


3 comentários: